Monday Night Football


Lembro como se fosse hoje, o ano era 1991 e numa manhã de sábado instalaram a famosa tv a cabo em nossa casa. E na ESPN passava algum jogo de futebol americano universitário. No domingo de noite assisti meu primeiro jogo de futebol americano profissional (NFL) e logo me apaixonei pelo esporte.

As finais do futebol americano acontecem sempre em fevereiro e eu e alguns amigos saíamos da Praia do Rincão para ficar em Criciúma e assistir o jogo.

Pois bem, quase 20 anos depois cá estou eu morando nos EUA e no sábado recebo uma ligação do Rogério, aquele amigo que fiz por intermédio do Thiago e que mora em Indiana, perguntando: “Steckert, vais fazer o que na segunda?” Eu disse: “Nada, porque?”, ele disse: “Porque tenho um ingresso pra irmos no Monday Night Football”. Quase infartei!

Pra quem não conhece futebol americano, o Monday Night Football é uma transmissão de um jogo toda segunda-feira e é o segundo evento da televisão aberta que está a mais tempo no ar, só perde pro programa “60 Minutes”. Neste dia geralmente a NFL coloca jogos mais importantes como clásicos regionais, ou de divisão. Segundo o anuncio feito no estádio são mais de 60 câmeras filmando o jogo.

Conseguir ingresso para um Monday Night Football não é fácil. Na NFL são só 17 jogos na temporada regular e desses no máximo 9 são jogados em casa. Para fins de comparação, a liga de baseball (MLB) tem 162 jogos na temporada regular e na liga de basquete (NBA) são 82. Por causa desse fator os ingressos da NFL são MUITO caros e difíceis de comprar. Geralmente os fãs compram a temporada inteira e depois revendem a preços absurdos.

Bem, convite feito, convite aceito. Sai de Racine na segunda lá pelas 8 da manhã e fui direto para Fort Wayne. Cheguei por lá umas 14:30, lá o fuso é diferente, eles estão uma hora na nossa frente. Demos um tempinho por lá, pude conhecer o filho recém nascido do Rogério, o Noah e saímos para Indianápolis umas 17:30. Chegamos no estádio exatamente as 19:30, uma hora antes de começar o jogo. Deixamos o carro no edifício garagem que fica a duas quadras do estádio e fomos então para o Monday Night Football.

O jogo era Indianapolis Colts contra Houston Texans. Os dois times jogam na mesma divisão e estavam com resultados iguais: 4 vitórias e 2 derrotas. Já na entrada do estádio percebesse quanto o esporte nos EUA é diferente do Brasil. O estádio dos Colts chama Lucas Oil Stadium, capacidade para 60 mil pessoas, teto retrátil e mais um zilhão de coisas. Estavamos com ingressos para sentarmos no setor 140, fileira 8. Sabem o que isso quer dizer? Quer dizer que ficariamos a menos de 7 metros do campo! Já tinha ido em um jogo da NBA, mas pude constatar que o americano é muito mais fanático por futebol, muito mais. Lotação máxima, todos com camiseta, bonés, e outros coisas do time.

O evento esportivo nos EUA é transformado em espetáculo, sempre tem alguma coisa acontecendo. Todo intervalo do jogo é usado para manter os espectadores ocupados. Foi muito emocionante assistir a esse jogo e ainda mais no local onde estavamos, do lado do campo. Pude ver toda a movimentação do time dos Colts. Aquecimento, conversas, infra-estrutura. e tudo mais. O staff de um time de futebol americano é enorme, uma hora eu contei mais de 30 pessoas na lateral do campo trabalhando. E os jagadores são enormes mesmo, o cara fica parecendo um anão no meio desses jogadores. Mas agora chega de escrever, olhem ai as fotos e também alguns vídeos no youtube:

Indianapolis Colts entrando no campo: http://www.youtube.com/watch?v=SyzTu9wVy0o

Barulho da torcida quando o Texans estava atacando: http://www.youtube.com/watch?v=ojrP7MURf3U

Obs 1: no outro dia na ESPN o técnico do Texans falou que a torcida do Colts fez tanto barulho que ele não conseguia combinar as jogadas direito com seus jogadores

Primeiro touchdown do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=JBvirvyMoyU

Obs 2: foi também o primeiro touchdown da carreira do jogador

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Thiago
    nov 07, 2010 @ 22:36:11

    Muito bom cumpadi… fico muito feliz em sabe que voce..had a great time….

    Te esperamos em Scottsdale ok.. grande abraco pra vcs !!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: